sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Sobre séries

Adoro séries, e adoro livros. Quando esses dois itens se encontram podem ser causa de felicidade extrema, ou desgraça eterna. Resolvi escrever esse post por causa da volta da minha adorada série Sherlock (BBC1). Infelizmente, contamos apenas com três ou quatro episodios por temporada, de uma hora e meia cada, praticamente um filme por semana. Eu li 'Assassinatos na Rua Morgue' (POE, Edgar Allan) que dizem ter sido a inspiração para escrever as historias de Sherlock Holmes. Infelizmente, não li todos os contos de Sir Arthur Conan Doyle, mas os poucos que li me deixaram com muita vontade de ler o resto. Quando vi a série pela primeira vez, achei uma bela adaptação, muito bem escrita, colocando o Watson como médico reformado do Iraque, e Sherlock, sem uma adaptação brusca ou macabra, sendo o querido Sherlock atemporal.
Como falei, essa semana estreou a segunda temporada da série, e não ficou monótona ou sem propósito, como foi - para mim - essa volta de Misfits (que deu uma animada com esse episódio de Hitler).No primeiro episodio da segunda temporada, aparece Irene Adler, mais conhecida como 'The woman', uma dominatrix, que começa um jogo de poder com o governo britanico, usando em seu favor fotos e informações que mudariam toda a Grã-Bretanha e consequentemente, o mundo (sente o drama).
Na série de Conan Doyle, Irene existe, e tem fotos comprometedoras do futuro rei da Escandinávia, e como na série, pretende usa-la caso o rei tente algo contra sua pessoa. Para o Sherlock dos livros, existiram apenas quatro pessoas que o derrotaram, três homens, e uma mulher, Irene Adler, a quem ele chamava apenas de 'a mulher', ou 'the woman' que como ja falei, é o nome de guerra da dominatrix da série.
O autor da série não sente que precisa correr, mas que precisa explicar tudo o que foi dito, o que para mim é muito mais importante, e é por pequenos detalhes que a série prende quem assiste, por informações que soltam no começo e são reutilizadas no final, sem precisar inventar um gancho no meio de tudo para que algo faça sentido. Os nomes dos episodios, brincam com os nomes dos contos de Sherlock, como o primeiro episodio da série, que se chama: A study in Pink, que faz referencia ao A study in Scarlet, historia onde Watson e Holmes se conhecem e começam as aventuras.
A série é uma ótima adaptação dos livros, que não deixam muito a desejar, eu só não sou muito conformada com aquele Moriarty, que ficou paracendo um coringa que toma banho e não faz a barba.Quem tiver paciencia e for fã de series policiais, ou até mesmo fã de Sherlock, não vai se decepcionar, pois esta é uma adaptação muito bem feita e fiel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário